Abstract
The paper intends to analyze how “alternative arrangements to media corporations” name their work activities in relation to journalism and express certain ethos in their presentation texts (official websites) – taken here as a corpus of analysis. Considering a set of initiatives of this nature in São Paulo, it seeks to identify the different places of enunciation of these arrangements, as well as the disputes of meaning engendered in these spaces. It defines operational criteria to visualize the presence/absence of identification marks (with journalism) and of differentiation (in relation to the meaning of journalism enunciated by the subjects), from the construction of two categories of analysis, classified as “markers of journalistic praxis” and “journalism qualifiers”.O artigo pretende analisar como “arranjos econômicos alternativos às corporações de mídia” nomeiam suas atividades de trabalho em relação ao jornalismo e manifestam determinados ethos em seus textos de apresentação (sites oficiais) – tomados, aqui, como corpus de análise. Considerando um conjunto de iniciativas desta natureza em São Paulo, procura identificar os diferentes lugares de enunciação destes arranjos, bem como as disputas de sentido engendradas nestes espaços. Define critérios operacionais para visualizar a presença/ausência de marcas enunciativas de identificação (com o jornalismo) e de diferenciação (em relação ao sentido de jornalismo enunciado pelos sujeitos), a partir da construção de duas categorias de análise, classificadas como “marcadores de práxis jornalísticas” e “qualificadores de jornalismo”.
El artículo pretende analizar cómo “arreglos económicos alternativos a las corporaciones de medios” nombra sus actividades de trabajo en relación al periodismo y manifiestan determinados ethos en sus textos de presentación (sitios oficiales) – tomados aquí como corpus de análisis. Considerando un conjunto de iniciativas de esta naturaleza en São Paulo, busca identificar los diferentes lugares de enunciación de estos arreglos, así como las disputas de sentido engendradas en estos espacios. Define criterios operacionales para visualizar la presencia/ausencia de marcas enunciativas de identificación (con el periodismo) y de diferenciación (en relación al sentido de periodismo enunciado por los sujetos) a partir de la construcción de dos categorías de análisis, clasificadas como “marcadores de praxis periodística” y “calificadores de periodismo”
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