Abstract
This study is an investigation of the main competences and skills necessary to become a data journalism professional in Brazil. To accomplish this, a theoretical-conceptual review was performed and data were collected from 14 semi-structured interviews conducted with two groups: the first with professionals who work with data journalism; and the second with researchers at universities across the country. The results from the analysis, supported by the ATLAS.ti software and by Bardin's studies, were organized into six categories that indicate logical and analytical reasoning as competences and skills necessary for using programming languages and for the capability of telling stories through interactive visuals. The results were made available in the beta version of the 2030 Data Journalism – an interactive cartography tool that uses geolocation and multimedia information to monitor the trends of this profession over the next years.Neste estudo, buscou-se investigar quais seriam as principais competências e habilidades necessárias para atuar como profissional de jornalismo de dados no Brasil. Para isso, uma revisão teórico-conceitual foi realizada e dados foram coletados em 14 entrevistas semiestruturadas com dois grupos: o primeiro, com profissionais que atuam com jornalismo de dados no mercado; e o segundo, com pesquisadores em universidades do país. Na análise dos resultados, feita com apoio do software ATLAS.ti e respaldada nos estudos de Bardin, foram organizadas seis categorias em uma matriz que, entre outros aspectos, indicam como competências e habilidades necessárias o raciocínio lógico e analítico na apropriação de linguagens de programação e a capacidade de contar histórias por visualizações interativas. Os resultados foram disponibilizados na versão beta do 2030 Data Journalism – cartografia interativa que visa acompanhar, por meio de geolocalização e informações multimídias, as tendências dessa especialidade nos próximos anos.
En este estudio, se buscó investigar cuáles serían las principales competencias y habilidades necesarias para actuar como profesional de periodismo de datos en Brasil. Para ello, una revisión teórico-conceptual fue realizada y datos fueron recolectados en 14 entrevistas semiestructuradas con dos grupos: el primero, con profesionales que actúan con periodismo de datos en el mercado; y el segundo, con investigadores en universidades del país. En el análisis de los resultados, realizado con apoyo del software ATLAS.ti y respaldado en los estudios de Bardin, se organizaron seis categorías en una matriz que, entre otros aspectos, indican como competencias y habilidades necesarias el razonamiento lógico y analítico en la apropiación de lenguajes de programación y la capacidad de contar historias por vistas interactivas. Los resultados se publicaron en la versión beta del 2030 Data Journalism – cartografía interactiva que pretende acompañar, por medio de geolocalización e informaciones multimedia, las tendencias de esta especialidad en los próximos años.
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