Abstract
This article describes the creation of the Journalism Studies Network (REJ) between the University of Brasilia and the University of Rennes 1 (Lannion), to which other French-language research centers such as the University of Laval, Quebec, and more recently the Free University of Brussels also joined. Joint research started in 2000 and is still active today in international cooperation involving dozens of teachers and students from different institutions. Periodic meetings are held at different institutions and countries to present and discuss topics related to ongoing research, from epistemological issues to comparative reports on field research.O artigo a seguir trata de remontar às origens da criação da Rede de estudos sobre jornalismo – REJ, entre a Universidade de Brasília e a Universidade de Rennes 1 (Lannion) ao qual vieram se agregar outros centros de pesquisa em língua francesa tais como a Universidade de Laval, Quebec, e mais recentemente a Universidade Livre de Bruxelas. As pesquisas conjuntas, iniciadas a partir de 2000, se mantêm ativas atualmente dentro de um contexto de cooperação internacional que envolve dezenas de professores e alunos de diferentes instituições. Encontros periódicos são realizados em diferentes instituições e países a fim de apresentar e debater temas relativos a pesquisas em andamento, desde questões epistemológicas até relatos comparativos sobre pesquisas de campo.
El siguiente artículo se remonta a los orígenes de la creación de la Red de Estudios de Periodismo – REJ –, entre la Universidad de Brasilia y la Universidad de Rennes 1 (Lannion), a la que se agregaron otros centros de investigación en lengua francesa como la Universidad Laval, Quebec, y más recientemente la Universidad Libre de Bruselas. La investigación conjunta iniciada desde 2000 sigue activa en la actualidad en un contexto de cooperación internacional que involucra a docenas de profesores y estudiantes de diferentes instituciones. Se realizan reuniones periódicas en diferentes instituciones y países para presentar y discutir temas relacionados con la investigación en curso, desde cuestiones epistemológicas hasta informes comparativos sobre investigación de campo.
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