Abstract
ABSTRACT – In this article we initially problematize the terms activist/militant/engaged and how they should also be included to qualify the Brazilian commercial press. We then perform a theoretical contrast of these terms and propose the idea that political positioning is being practiced in newsrooms, which they may also not announce. The research is based on a bibliographic review and critical analysis of elements of journalistic objectivity. We point, in the end, to a reflective practice (announced or not) that collaborates for a necessary greater democratic density in the Brazilian press.
RESUMO – Este artigo problematiza, inicialmente, como os termos ativista/militante/engajado também devem qualificar a imprensa comercial brasileira. Depois, realiza uma distinção teórica dos termos citados e busca avançar na ideia de posicionamento como uma prática política possível em redações variadas, podendo também não ser declarada. A pesquisa se baseia em revisão bibliográfica e análise crítica que tensiona elementos da objetividade jornalística. Apontamos, no final, para uma prática reflexiva (anunciada ou não) que colabore para uma necessária maior densidade democrática na imprensa brasileira.
RESUMEN – Este artículo inicialmente problematiza cómo los términos activista/militante/comprometido también deberían calificar la prensa comercial brasileña. Posteriormente, realiza una distinción teórica de los términos citados y busca avanzar la idea del posicionamiento como posible práctica política en diversas redacciones, que también puede no ser declarada. La investigación parte de una revisión bibliográfica y un análisis crítico que destaca elementos de objetividad periodística. Apuntamos, al final, a una práctica reflexiva (anunciada o no) que colabora para una necesaria mayor densidad democrática en la prensa brasileña.
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