Desafios, limites e possibilidades da rede de pesquisadores em telejornalismo
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Rede
Telejornalismo
Televisão
Cotidiano
Pesquisa

How to Cite

Porcello, F. A. C. (2011). Desafios, limites e possibilidades da rede de pesquisadores em telejornalismo. Brazilian Journalism Research, 7(2), 43–57. https://doi.org/10.25200/BJR.v7n2.2011.337

Abstract

O presente artigo propõe uma reflexão teórica sobre os desafios, limites e possibilidades das pesquisas em rede, com ênfase no caso da Rede de Pesquisadores em Telejornalismo da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor). Além de um breve histórico sobre os anos de existência da rede, abordaremos aqui as publicações já realizadas, a evolução das pesquisas empíricas, os rumos adotados e também os planos futuros para ampliação, em quantidade e qualidade, dos compromissos assumidos. A interação entre teoria e prática sempre foi um marco fundamental na trajetória do grupo, constituído por professores que tiveram atuação profissional em emissoras de televisão. A TV entra na vida das pessoas e não pode ser vista como simples suporte de comunicação eletrônica. O Telejornalismo é um campo interdisciplinar que deve ser estudado em seus aspectos discursivos e enunciativos. Neste artigo serão trazidas algumas contribuições teóricas de autores como Castells, Bauman, Chauraudeau, Thompson, Gomes e Mattos, entre outros, para ajudar a iluminar esse percurso e estimular a ampliação do debate teórico proposto.

https://doi.org/10.25200/BJR.v7n2.2011.337
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.