Abstract
Durante a última década, o ensino do, e a pesquisa em ciberjornalismo se tornaram difundidos pelas faculdades de jornalismo no mundo inteiro. Este desenvolvimento fez surgir muitos cursos de graduação e pós-graduação sobre esse assunto, além de um número de redes de pesquisadores e de publicações especializadas em muitos países. Quando este processo inicial acabar, estará na hora de levar a disciplina do ciberjornalismo para a sua maturidade na universidade. Para alcançar tal objetivo, o autor propõe a substituição do modelo atual de treinamento, que basicamente ensina a manejar as ferramentas digitais, por outro modelo mais amplo, que ensina os princípios e as habilidades em um ambiente on-line. Com relação à pesquisa, ele sugere não limitá- la aos estudos descritivos, e desenvolver também trabalhos mais analíticos que possam servir melhor tanto à comunidade acadêmica como aos profissionais dos cibermeios.
Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.