Abstract
O presente artigo arregimenta algumas reflexões acerca das práticas jornalísticas atuais e suas consequentes intervenções na redefinição do ethos profissional no ambiente empresarial da imprensa brasileira. Como em qualquer outra categoria profissional, a identidade jornalística resulta de uma rede de representações sociais que, através de um conjunto de conceitos, técnicas e procedimentos, reproduz e é produzida pelas práticas cotidianas originadas em seu campo. Entre essas práticas estão as premiações concedidas aos profissionais da área. Certos prêmios tornaram-se tão relevantes, que tendem a ser tomados como referência de bom exercício profissional e, concomitantemente, evidenciam paradigmas da prática jornalística. Esse é o caso do Prêmio Imprensa Embratel, escolhido aqui como objeto de estudo. A escolha norteia-se não apenas pela empresa patrocinadora, mas também por sua ligação com as entidades de classe. Com aspectos diferentes do prêmio mais tradicional do campo – o Prêmio Esso de Jornalismo – o Prêmio Imprensa Embratel se caracteriza pela ênfase na prática da reportagem e em sua contribuição para a sociedade brasileira.
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