Abstract
In 1987, Adelmo Genro Filho [a Brazilian theoretician of Journalism] presented his dissertation and then published his book “O Segredo da Pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo” [The Secret of the Pyramid: a Marxist theory of journalism]. In this book, the author defends journalism as a form of singular knowledge, different from the arts and science, and which cannot be reduced to an epiphenomenon of capitalism and its marketing element. This text reveals details from the life and short career of Genro Filho. It also presents some of the main concepts from his book and discusses their relevance to the changes in journalism over the last 30 years. The author tries to explain the experience of journalists in the daily interpretation of social facts while maintaining the epistemological, ontological and ethical characteristics that differentiate journalism from other fields.Em 1987, Adelmo Genro Filho apresentou a dissertação e, em seguida, publicou o livro “O Segredo da Pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo”. Nesta obra, o autor defende que o jornalismo é uma forma de conhecimento cristalizado no singular, diferente da arte e da ciência, e que não pode ser reduzido a um epifenômeno do capitalismo e ao seu aspecto mercadológico. O presente texto expõe elementos da vida e da curta carreira de Genro Filho, apresenta alguns dos conceitos centrais do livro e discute a atualidade deles diante das transformações pelas quais passou e passa o jornalismo. Dentre as principais demandas contemporâneas, oferece o esforço do autor em explicar a prática do jornalista frente à fenomenologia cotidiana de interpretação dos fatos sociais, sem perder de vista as características epistemológicas, ontológicas e éticas que diferenciam o jornalismo.
En 1987, Adelmo Genro Filho presentó su disertación y luego publicó el libro "O Segredo da Pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo" (El secreto de la pirámide: para una teoría marxista del periodismo). En este libro, el autor defiende al periodismo como una forma de conocimiento cristalizado en lo singular, diferente del arte y la ciencia, y que no puede reducirse a un epifenómeno del capitalismo y una mercancía. Este texto expone elementos de la vida y una corta carrera de Genro Filho, presenta algunos de los conceptos nodales del libro y los discute la actualidad a las transformaciones del periodismo en los últimos 30 años. Entre las principales demandas contemporáneas, se ofrece el esfuerzo del autor para explicar la práctica del periodista frente a la fenomenología cotidiana de la interpretación de hechos sociales, con las características epistemológicas, ontológicas y éticas que diferencian al periodismo.
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