O jornalismo econômico e a concepção de mercado: uma análise de conteúdo dos cadernos de economia da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo
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Palabras clave

jornalismo econômico
mercado
análise de conteúdo
Folha de S. Paulo
O Estado de S. Paulo

Cómo citar

Jacobini, M. L. de P. (2008). O jornalismo econômico e a concepção de mercado: uma análise de conteúdo dos cadernos de economia da Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo. Brazilian Journalism Research, 4(2), 190–209. https://doi.org/10.25200/BJR.v4n2.2008.171

Resumen

Este artigo apresenta os resultados da análise dos cadernos de economia de dois dos grandes jornais do país: a Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Após uma discussão sobre as principais características do jornalismo econômico, seu conceito, história, linguagem e a percepção econômica do termo mercado, os dados mostram que há uma simplificação do uso do termo, reduzindo-o ao mercado financeiro. O objetivo de atrair o leitor mais geral interfere na visão sobre a notícia econômica e o interesse do público especializado. A análise também mostra a percepção da ideologia do mercado financeiro, implícita no jornalismo econômico e que transforma o tratamento jornalístico.
https://doi.org/10.25200/BJR.v4n2.2008.171
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