A cidade no jornalismo cultural: uma perspectiva de porto alegre na cobertura do Diário do Sul (1986-1988)
PDF (Português (Brasil))

Palabras clave

Jornalismo cultural
cidade
Diário do Sul
Porto Alegre.

Cómo citar

Golin, C., Keller, S., & Cardoso, E. (2012). A cidade no jornalismo cultural: uma perspectiva de porto alegre na cobertura do Diário do Sul (1986-1988). Brazilian Journalism Research, 8(1), 183–198. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n1.2012.331

Resumen

Este artigo discute a representação da cidade no jornalismo cultural, examinando como a editoria de cultura do jornal Diário do Sul (grupo GzM) ofereceu uma perspectiva de Porto Alegre entre 1986 e 1988. O percurso analítico sintetiza boa parte dos resultados de pesquisa conduzida por meio de análise do conteúdo e técnicas de história oral temática.Ancorada na positividade, percebeu-se que a cobertura constrói a cidade como local do consumo, da novidade, da atualização e do movimento contínuo de fluxos externos. Revela a centralização geográfica do circuito, investimentos na institucionalização da cultura e na renovação da infraestrutura da capital.Na tensão entre as referências que criam pertencimento e as que expandem o território, o jornalismo representa a urbe como o centro do espetáculo, inserindo-se em um fenômeno das últimas décadas, quando as cidades se constituíram em agentes decisivos da esfera da cultura.
https://doi.org/10.25200/BJR.v8n1.2012.331
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.