Resumen
Neste artigo pretendemos fazer um mapeamento sobre o estado em que se encontram os cibermeios do mainstream espanhol do ponto de vista de novas formas de participação e, mais concretamente, analisamos weblogs referenciais assinados por jornalistas e/ou convidados, a fim de determinar o perfil desses autores. Um questionário respondido por 50% destes bloggers nos permite saber por que o uso de weblogs representa a chave para o sucesso da mídia na esfera on-line. Durante o ano de 2008, foram analisados vários websites de jornais, tanto nacionais (Abc.es, Elmundo.es, Elpais.es) como regionais (Elcorreodigital.com, Lavanguardia.es) e, entre eles, salientamos o caso especial do grupo Vocento, um dos principais grupos multimídia da Espanha. Nossos resultados mostram que a oferta de weblogs em circulação é uma boa estratégia contra a crise: os cibermeios obtêm uma quantidade significativa de conteúdo on-line automaticamente e sem nenhum investimento necessário. Isso ajuda a aumentar o tráfego do site, prolonga o tempo gasto pelos visitantes, e colabora para que esses cibermeios consigam melhor posicionamento nos motores de busca da web.
Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.