Resumen
O objetivo do artigo é refletir sobre a história da prática de ombudsman em veículos de comunicação no Brasil e em Portugal, procurando, ao mesmo tempo, identificar os desafios e as dificuldades inerentes à função na comunicação mediática. A perspectiva adotada neste contexto recorre a uma abordagem comparativa que, à semelhança do que acontece nas ciências sociais em geral, visa descobrir regularidades e reconhecer dissemelhanças das atividades realizadas pelos ombudsmans do Brasil e de Portugal entre 1989 e 2013. Procurando, então, por meio da comparação, um método de objetivação da análise, neste artigo, buscamos delinear essa função nos veículos de comunicação dos dois países. Com uma história de quase 25 anos no espaço lusófono e não obstante as suas propriedades como mecanismo de accountability, hetero e autorregulação, a prática de ombudsman não chegou a generalizar-se nos países de língua portuguesa. Se no Brasil é ainda pensável a expansão dessa atividade, em Portugal, o ombudsman é já um instrumento em declínio. Afetados pela crise econômica que devasta a Europa, os veículos de comunicação portugueses resistem à instituição dessa posição e os que já a acolheram parecem estar a dispensá-la progressivamente.Citas
BALZAC, Honoré. Os jornalistas. Rio de Janeiro: Ediouro, 2004.
BARBER, Carlos Maciá. Um modelo de Defensor del Lector, del Oyente y del Telespectador para el perfeccionamiento del ejercicio del periodismo en España. Comunicación y Sociedad, Navarra, v. 19, n. 1, 2006, p. 47-66, 2006.
COSTA, Caio Túlio. Ombudsman. O Relógio de Pascoal. São Paulo: Geração Editorial, 2006.
EVERS, Huub. The news ombudsman: lightining rod or watchdog? Central European Journal of Communication, Wroclaw, v. 5, n. 2 (9), p. 224-242, Outono, 2012.
EBERWEIN, T.; FENGLER, S.; LAUK, E.; LEPPIK-BORK, T. (Ed.), Mapping Media Accountability – in Europe and Beyond, Köln: Herbert von Harlem Verlag, p. 7-21, 2011.
FIDALGO, Joaquim. Em nome do leitor: as colunas do provedor do Público. Coimbra: Minerva, 2004.
HALLIN, Daniel C.; MANCINI, Paolo. Comparing Media Systems: Three Models of Media and Politics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.
JUUSELA, Pauli. Journalistic Codes of Ethics in the CSCR Countries. Tampere: University of Tampere, 1991.
KENNEY, Rick; OZKAN, Kerem. The ethics examiner and media councils: improving ombudsmanship and news councils for true citizen journalism. Journal of Mass Media Ethics: Exploring Questions of Media Morality, v. 26, n. 1, p. 38-55, 2011.
MAIA, Kenia. O ombudsman na Folha de S. Paulo: entre a crítica da mídia e as reclamações dos leitores. In: IV Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo, 4, Porto Alegre. Anais. Porto Alegre: SBPJor, 2006. p. 1-11. Disponível em: http://sbpjor.kamotini.kinghost.net/sbpjor/admjor /arquivos/ind_kenia_maia.pdf Acesso em: 15 abr 2013.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. São Paulo: Atlas, 1999
MARTINS, Fernando. A geração da ética. Coimbra: Minerva, 2005
MATA, Maria José. A autocrítica no jornalismo. Coimbra: Minerva, 2002.
MESQUITA, Mário. O Jornalismo em Análise: a coluna do Provedor dos Leitores em análise. Coimbra: Minerva, 1998.
OLIVEIRA, Madalena; PAULINO, Fernando Oliveira. O ombudsman nos meios públicos de comunicação em Portugal e no Brasil: da promessa de uma ética participada aos desafios cotidianos. In: LEDO, Margarita; LÓPEZ, Xosé; SALGUEIRO, María. Anuário Internacional de Comunicação Lusófona 2012: Medios Púbicos e espazo lusófono. Santiago de Compostela: Agacom, 2012.
SERRANO, Estrela. Para compreender o jornalismo. Coimbra: Minerva, 2006
WEMANS, Jorge. O Público em Público. Coimbra: Minerva, 1999
Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.