A imagem fotográfica do cotidiano: significado e informação no jornalismo
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Mots-clés

Comunicação
Jornalismo visual
Reportagem fotográfica
Vida urbana
Significação na fotografia

Comment citer

Avancini, A. (2011). A imagem fotográfica do cotidiano: significado e informação no jornalismo. Brazilian Journalism Research, 7(1), 50–68. https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.285

Résumé

O fundamento teórico deste artigo são os princípios conceituais dos franceses Philippe Dubois (baseado no livro O Ato Fotográfico), Roland Barthes (livro A Câmara Clara) e Henri Cartier-Bresson (texto O Instante Decisivo). Seus textos de leitura são referência para o objetivo de proporcionar uma compreensão dos significados das fotografias na narrativa jornalística. É um debate crítico sobre a presença da imagem fotográfica no jornalismo, reorganizando conhecimentos diante da fragilidade conceitual, que passa a fotografia digital como documento e informação. Uma das ideias a ser considerada se vincula na hipótese de que hoje, na reconfiguração dos estudos fotográficos do cotidiano urbano (crise de identidade gerada pela tecnologia digital), o sentido se faz mais importante do que a imagem pela imagem.

https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.285
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