Design de jornais – processos, rotinas e produto: um estudo do segundo caderno, suplemento cultural de Zero Hora
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

Design de jornais
Design editorial
Jornalismo cultural
Segundo Caderno
Zero Hora

Comment citer

Gruszynski, A., & Damasceno, P. L. (2014). Design de jornais – processos, rotinas e produto: um estudo do segundo caderno, suplemento cultural de Zero Hora. Brazilian Journalism Research, 10(1), 108–127. https://doi.org/10.25200/BJR.v10n1.2014.551

Résumé

O artigo trata do projeto gráfico do suplemento de cultura diário Segundo Caderno do jornal Zero Hora (ZH). O estudo identifica e analisa quais elementos gráficos e que estratégias compositivas são utilizadas pela publicação, verificando como estes articulavam-se com os processos editoriais e com os valores do campo jornalístico. Os procedimentos metodológicos adotados foram a pesquisa bibliográfica; a avaliação quantitativa e qualitativa de um corpus composto por 24 edições de julho, agosto, setembro e outubro de 2011; a observação das rotinas produtivas; e entrevistas não-estruturadas com cinco profissionais desta editoria. Os resultados mostraram que o jornalismo possui uma cultura de trabalho muito forte e consolidada, e que suas condicionantes guiam a prática do design nesse contexto. Observou-se ainda o desconhecimento do perfil de leitores por parte dos profissionais da redação, o descompasso entre a possibilidade de planejamento antecipado do conteúdo em virtude da ligação com a agenda de eventos e o uso restrito de recursos visuais, destacando-se o número significativo de fotos de divulgação.
https://doi.org/10.25200/BJR.v10n1.2014.551
PDF (Português (Brasil))

Références

ARNHEIM, R. Arte e percepção visual. São Paulo: Pioneira, 2005.

BOTEGA, Jefferson. Depoimento. [12 de dezembro de 2011] Porto Alegre: Zero Hora. Entrevista concedida a Patricia Lopes Damasceno.

DEJAVITE, F. O INFOtenimento nas páginas do jornal impresso: análise do O Estado de S.Paulo. In: XXXI Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, Natal, RN 2008. Disponível em http://intercom.org.br/papers/nacionais/2008/resumos/R3-1809-1.pdf. Acesso em 12 de setembro de 2009.

DONDIS, D. A. Sintaxe da Linguagem Visual. São Paulo: Martins Fontes, 2007.

FOLETTO, Lisiane. Depoimento. [5 de dezembro de 2011] Porto Alegre: Zero Hora. Entrevista concedida a Patricia Lopes Damasceno.

FONSECA, V. S. Indústria de notícias: capitalismo e novas tecnologias no jornalismo contemporâneo. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2008.

FROST, Chris. Designing for newspapers and magazines. New York: Routledge, 2003.

GÄDE, R. Diseño de periódicos. Sistema y método. Barcelona: Gustavo Gili, 2002.

GADINI, S. Interesses Cruzados: a produção da cultura no jornalismo brasileiro. São Paulo: Paulus, 2009.

GARCIA, M. Contemporary newspaper design. Englewood Fields: Prentice-Hall, 1987. 2o edition.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 2007.

GOLIN, C. ; CARDOSO, E.. Jornalismo e representação do sistema de produção cultural: mediação e visibilidade. In: BOLAÑO, C.; GOLIN, C.; BRITTOS, V. Economia da arte e da cultura. 1ª ed. São Paulo: Itaú Cultural, 2010, p. 184-203.

GOMES FILHO, J. Gestalt do Objeto: sistema de leitura visual da forma. São Paulo: Escrituras Editora, 2004.

GRUSZYNSKI, A. C. A forma que (in)forma: o projeto gráfico do jornal impresso na contemporaneidade. In: Anais do XXXIV Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação. Recife: Intercom, 2011. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/index.htm> Acesso em: 10 dez. 2011.

__________________. O papel do design gráfico no estabelecimento de contratos de leitura de jornais impressos: um estudo sobre a reforma gráfica de 2010 da Folha de S. Paulo. Estudos em Comunicação, Covilhã, Lab Com, v. 1, p. 85-106, 2012. Disponível em: <http://www.ec.ubi.pt/ec/12/pdf/EC12-2012Dez-5.pdf> Acesso em: 20 fev. 2013.

LAREQUI, J. C. El diseño periodístico en prensa diária. Madrid: Casa Editorial, 1994.

LOCKWOOD, R. News by design. A survival guide for newspapers. Colorado: Quark Press, 1992.

LUPTON, E.; PHILLIPS, J. Novos fundamentos do design. São Paulo: Cosac Naify, 2008.

OSÓRIO, Ticiano. Depoimento. [5 de janeiro de 2012] Porto Alegre: Zero Hora. Entrevista concedida a Patricia Lopes Damasceno.

PERRONE, Marcelo. Depoimento. [12 de dezembro de 2011] Porto Alegre: Zero Hora. Entrevista concedida a Patricia Lopes Damasceno.

PIZA, D. Jornalismo cultural. São Paulo: Contexto, 2009.

SOUZA, Luiz Adolfo Lino. Depoimento. [12 de dezembro de 2011] Porto Alegre: Zero Hora. Entrevista concedida a Patricia Lopes Damasceno.

WOLF, M. Teorias da Comunicação. Portugal: Editorial Presença, 1995.

ZAPPATERRA, Y. Art direction + editorial design. USA: Abrahams Studio, 2007.

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.