A sociedade civil pode mudar o jornalismo? A experiência do jornalismo de defesa civil na América Latina
PDF

Palavras-chave

Jornalismo
sociedade civil
América Latina

Como Citar

Waisbord, S. (2009). A sociedade civil pode mudar o jornalismo? A experiência do jornalismo de defesa civil na América Latina. Brazilian Journalism Research, 5(1), 4–19. https://doi.org/10.25200/BJR.v5n1.2009.192

Resumo

Após estudos recentes sobre a “teoria do campo” e o “institucionalismo novo” nos estudos sobre jornalismo (Benson, 2004, 2006), a premissa inicial deste artigo é que a imprensa mantém vínculos com três campos externos: os estados, os mercados e a sociedade civil. Os vínculos são formados tanto pelas relações estruturais quanto pelas práticas de fazer notícias. Os fatores estruturais como propriedade, financiamento e legislação determinam as conexões das organizações noticiosas com os estados, as empresas e os protagonistas civis. Os processos de produção e consumo de notícias envolvendo as redações, as fontes e as audiências afetam também a intensidade das relações entre a imprensa e os campos externos.
https://doi.org/10.25200/BJR.v5n1.2009.192
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.