Resumo
O texto discute as chamadas de primeiras páginas sobre disputas eleitorais municipais de 2008 em jornais diários brasileiros. São analisadas as primeiras páginas de dois periódicos: Gazeta do Povo e Jornal da Manhã. O primeiro tem abrangência regional e sede em Curitiba, capital do Paraná. O segundo tem circulação local e uma área de abrangência restrita a uma região do interior do Estado do Paraná. Para fins comparativos, avalia-se que tipo de visibilidade ganha o tema Eleições Municipais nesses dois periódicos. Espera-se identificar a importância da campanha eleitoral nos jornais. Trata-se de uma discussão sobre o papel da mídia na difusão de informações politicamente relevantes, considerando distinções de contexto eleitoral. Enquanto em Curitiba o atual prefeito foi reeleito no primeiro turno com quase 80% dos votos, indicando uma ausência de disputa eleitoral de fato, em Ponta Grossa o candidato à reeleição venceu no segundo turno e com uma vantagem de menos de 4% de votos válidos sobre o segundo colocado. A questão que se coloca no texto gira em torno da necessidade de se considerar o contexto social para a explicação da produção jornalística.Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.