Resumo
Este trabalho analisa a forma com a qual o selo postal contribuipara a construção da representação da atividade jornalística brasileira. Leva-se em conta, para isso, a concepção deste artefato
tanto como mídia, quanto texto semiótico, e sua estreita relação com a imprensa. O corpus identificado e analisado é composto por selos postais regulares e comemorativos emitidos pelos Correios do Brasil durante o século XX. O trabalho possibilitou correlacionar uma recorrência temática com o contexto histórico brasileiro, no que diz respeito às práticas jornalísticas. Como conclusão da investigação foi considerada que a visibilidade da atividade jornalística construída pelos selos postais remete não apenas a personalidades consagradas da práxis jornalística, como também faz clara associação com o ideário de jornalismo combativo e voltado a grandes causas sociais.
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.