Telejornalismo e convergência: rumo a um telejornal de marca de grupo?
PDF

Palavras-chave

Telejornalismo
Convergência
Redações Integradas
Tecnologia

Como Citar

Pereira Junior, A. V., Lordêlo, T. da S., & de Medeiros, P. M. (2012). Telejornalismo e convergência: rumo a um telejornal de marca de grupo?. Brazilian Journalism Research, 8(2), 28–43. https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.370

Resumo

O presente artigo pretende discutir o processo de convergência midiática na perspectiva das redações dos telejornais da região do Agreste pernambucano. Para tanto, são levantadas duas hipóteses: 1) os processos de integração das redações estariam abrindo caminho para a configuração de grupos que estariam provocando uma reconfiguração na produção e distribuição de conteúdos, 2) o processo de convergência, através das redações integradas, poderia gerar uma redução na autonomia dos telejornais, que acabariam se tornando telejornais de marca de grupo. O trabalho utilizou basicamente três instrumentos metodológicos: revisão de literatura, observação e monitoramento dos telejornais ABTV (2ª edição) e TV Jornal Notícias e suas relações de convergência com os demais veículos regionais de cada um dos dois grupos (rádios e portais de internet) e, por último, entrevistas com jornalistas e gestores sobre as tendências e perspectivas na produção de notícias e adoção das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs).
https://doi.org/10.25200/BJR.v8n2.2012.370
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.