Visibilidade de Notícias no Twitter e no Facebook: Análise Comparativa das Notícias mais Repercutidas na Europa e nas Américas
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Palavras-chave

notícia
jornalismo
circulação
Twitter
Facebook

Como Citar

Zago, G. da S., & Bastos, M. T. (2013). Visibilidade de Notícias no Twitter e no Facebook: Análise Comparativa das Notícias mais Repercutidas na Europa e nas Américas. Brazilian Journalism Research, 9(1), 116–133. https://doi.org/10.25200/BJR.v9n1.2013.510

Resumo

O artigo identifica e compara as notícias mais repercutidas no Twitter e no Facebook em jornais do Brasil, Alemanha, Espanha, Estados Unidos e Reino Unido. O recorte inclui 8 dos jornais de maior circulação nos 5 países, perfazendo um conjunto de 40 jornais. O volume de “retuites” e “curtidas” foi utilizado para avaliar a visibilidade da notícia. Links postados no Twitter e mensagens postadas pelos jornais no Facebook foram coletados durante duas semanas em outubro de 2012. Nós analisamos o conteúdo das 25 mensagens mais replicadas em cada jornal e rede social e encontramos características culturais e diferenças editoriais significativas entre países em função dos conteúdos que circularam nas redes sociais durante o período. Os resultados também oferecem uma confirmação empírica da percepção generalizada de que o Facebook é utilizado majoritariamente para conteúdos ligados ao entretenimento e curiosidades, e o Twitter para a cobertura de eventos políticos, econômicos e sociais.

https://doi.org/10.25200/BJR.v9n1.2013.510
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