Resumo
Este trabalho consiste numa reflexão sobre a cidadania nos meios de comunicação, mais especificamente na televisão. Está fundamentado no princípio de que a participação do telespectador no conteúdo do telejornal deve configurar-se como um direito e, portanto, uma garantia de cidadania. O trabalho expõe como os jornalistas podem interferir na prática da cidadania a partir dos critérios de noticiabilidade que moldam a rotina desses profissionais no processo de produção da notícia veiculada no telejornalismo. O objeto da pesquisa é o quadro “Quero Ver na TV”, criado pela Televisão Anhanguera, afiliada da Rede Globo, para ser um canal de interatividade entre os telespectadores e os jornalistas.
Referências
BENEVIDES, M. V. M. Cidadania ativa: referendo, plebiscito e iniciativa popular. 2 ed. São Paulo: Ática, 2003.
BRAGA, J. L.. Interação e recepção. IX ENCONTRO NACIONAL DA COMPÓS. Niterói, RJ, 2005. Anais. Compós, 2005. Disponível em: <http://www.compos.org.br/data/biblioteca_1399.pdf>. Acesso em: 10 nov. 2011.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2006.
CHAPARRO, Manuel Carlos. Iniciação a uma teoria das fontes: tipificação das fontes. O xis da questão (blog). Disponível em:
com.br/integra_integra.asp?codigo=377>. Acesso em: 12 set. 2009.
CORTINA, Adela. Cidadãos do mundo – para uma teoria da cidadania. São Paulo: Loyola, 2005.
GENTILI, V. Democracia de massas: jornalismo e cidadania - estudo sobre as sociedades contemporâneas e o direito dos cidadãos à informação. Porto Alegre: Edipucrs, 2005.
MARTINO, L. De qual comunicação estamos falando?, in A. Hohlfeldt; L. Martino; V. França (orgs.). Teorias da Comunicação. Conceitos Escolas e
Tendências. Petrópolis: Vozes, 2001.
TEMER, A. C. R. P. Notícias e serviços nos telejornais da Rede Globo. Rio de Janeiro: Sotese, 2002.
TRAQUINA, N. Teorias do Jornalismo: a tribo jornalística - uma comunidade interpretativa transnacional. 2 ed. v. 2. Florianópolis: Insular, 2008.
THOMPSON , John B. A Mídia e a Modernidade: uma teoria social da mídia. Petrópolis: Vozes, 1995.
VIZEU, A. Decidindo o que é notícia: os bastidores do telejornalismo. Porto Alegre, Edipucrs, 2005.
VIZEU, A.; SIQUEIRA, F. C.. O telejornalismo: lugar de referência e a revolução das fontes. In: VIZEU, A.; PORCELO, F.; COUTINHO, I. (Orgs). 60 anos de telejornalismo no Brasil: história, análise e crítica. Florianópolis: Insular, 2010. p.83-89.
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.