Resumo
Este artigo investiga os impactos causados pelas novas tecnologias de edição digital sobre o campo da fotografia de informação. Busca-se avaliar em que medida os códigos e convenções deontológicas estão sendo alterados, em função das ferramentas de produção e tratamento digital da imagem fotográfica. Procurou-se avaliar se nas regras dos concursos de fotografia estariam sendo delimitadas fronteiras do que vem sendo visto como manipulação de conteúdo e do que caracterizaria apenas um ajuste técnico da imagem. Grande parte das normas analisadas, no que diz respeito aos procedimentos relativos à edição fotográfica, não define claramente a linha que separa o ajuste técnico da manipulação de conteúdo, ainda assim, as regras dos concursos podem levar à identificação de eventuais regularidades que funcionariam como parâmetros éticos em relação à pós-produção de imagens fotográficas.
Referências
BOORAEM, Melissa Marie. Practices of Manipulation by Professional Photojournalists. Georgia: ABJ, The University of Georgia, 2003.
BAEZA, Pepe. Por una función crítica de la fotografía de prensa. Barcelona : Editorial Gustavo Gili, 2001.
IRBY, Kenneth (2003). A photojournalistic confession. Poyter Online. Disponível em: http://www.poynter.org/uncategorized/14840/a-photojournalistic-confession/ Acesso em: 30 jan. 2013.
FONTCUBERTA, Joan. El Beso de Judas Fotografia y verdad. Barcelona: Editorial Gustavo Gili S.A, 1998.
FRANQUET DOS SANTOS, Miguel. Códigos de ética y fotografía de prensa. In: Congreso Internacional de Ética en la Comunicación, 1., 2011, Sevilla, Anais… Sevilla: Facultad de Comunicación, Universidad de Sevilla, março 2011. Disponível em: http://monitorando.files.wordpress.com/2011/04/libro-actas-congreso-etica-comunicacion.pdf Acesso em: 15 out. 2013.
LISTER, Martin. La imagen fotográfica en la cultura digital. Barcelona: Ediciones Paidós, 1997.
LONG, John (1999). Ethics in the Age of Digital Photography. [S.l.] NPPA. Disponível em: http://www.nppa.org/professional_development/self-training_resources/eadp_report/eadptxt.html Acesso em: 12 mar. 2013.
MITCHELL, William J. The Reconfigured Eye: Visual Truth in the Post-Photographic Era. London, England: The MIT Press, 1992.
MOUTINHO, Sara. Manipulação de imagens fotográficas Jornalísticas. Falsificação da realidade visível. In: PINTO, Manuel; SOUSA, Helena (Org.). Casos em que o jornalismo foi notícia. Porto: Campo das Letras Ed., 2007.
NEWTON, Julianne Hickerson. The Burden of Visual Truth: the role of photojournalism in Mediating Reality. London: Lawrence Erlbaum Associates, Inc., 2001.
PINTO, Manuel; SOUSA, Helena (Org.). Casos em que o jornalismo foi notícia. Porto: Campo das Letras Ed., 2007.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Editora Senac, 2009.
SOUSA, Jorge Pedro (1998). A tolerância dos fotojornalistas portugueses à alteração digital de fotografias jornalísticas. Covilhã - BOCC ( Biblioteca On-line de Ciências da Comunicação) - Universidade da Beira Interior. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/_texto.php?html2=sousa-pedro-jorge-Alteracao-Fotografias.html Acesso em: 12 mai. 2013.
VICHES, Lorenzo. Teoria de la imagen Periodística. Barcelona: Paidós Comunicación, 1987.
WHEELER, Thomas H. Phototruth or photofiction? Ethics and Media Imagery in the Digital Age. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, Inc, 2002.
SOJO, Carlos Abreu. Los géneros Periodísticos Fotográficos. Barcelona: Editorial CIMS, 1998.
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.