Resumo
Esse artigo desenvolve uma reflexão sobre ética e prática do Jornalismo a partir das condições de produção do seu exercício profissional. Foi elaborado tomando por base material empírico coletado por meio da realização de 15 entrevistas ao longo do ano de 2011 com profissionais jornalistas do mercado de trabalho de Fortaleza. Especificamente para esse artigo, trato da relação entre ética, prática do Jornalismo e tecnologias.
Referências
BOFF, Leonardo. Ética e moral: a busca de fundamentos. Petrópolis (RJ):
Vozes, 2009.
BUCCI, Eugênio. Sobre ética e imprensa. São Paulo: Companhia das Letras,
CALDAS, Maria das Graças Conde. Ética e cidadania na formação do jornalista. Revista Comunicação & Sociedade. São Bernardo do Campo: PósCom-Umesp, v.
, n. 44, p. 85-101, 2º sem. 2005.
CAMARGO, Marculino. Fundamentos de ética geral e profissional. Petrópolis (RJ): Vozes, 2004.
CHRISTOFOLETTI, Rogério. Ética no jornalismo. São Paulo: Contexto, 2008.
COSTA, Caio Túlio. Ética, jornalismo e nova mídia – uma moral provisória. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2009.
GODWIN, H. Eugene. Procura-se: ética no jornalismo. Rio de Janeiro: Nórdica, 1993.
KARAM, Francisco José Castilhos. Ética, deontologia, formação e profissão: observações sobre o Jornalismo. In: Estudos em Jornalismo e Mídia, v. I, n.1 - 1º Semestre de 2004.
KUCINSKI, B. Jornalismo na era virtual. São Paulo: Ed. Fund. Perseu Abramo, 2004.
Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.