O postal e o avesso do jornalismo em narrativas sobre cidades
PDF

Palavras-chave

Narrativas jornalísticas
cidades
sujeitos
relação

Como Citar

Peres, A. C. (2015). O postal e o avesso do jornalismo em narrativas sobre cidades. Brazilian Journalism Research, 11(1), 164–179. https://doi.org/10.25200/BJR.v11n1.2015.684

Resumo

A cidade é um lugar de encontros. Para narrá-la, o jornalismo costuma se apropriar dos fatos brutos e dos dados estatísticos. No entanto, há, nesse campo, inúmeras maneiras de dar a ver a experiência urbana em relatos que extrapolam a racionalidade técnica. Este artigo é uma tentativa de compreender as narrativas jornalísticas enquanto produtoras de sentido e a cidade como um texto, como pretende Michel de Certeau. Para tanto, toma as narrativas sobre cidades da Revista piauí como ponto de partida para investigar estratégias discursivas que, ao combinar o real e o poético, ampliam o fato, produzem diálogos e expõem os outros possíveis do jornalismo. Trata-se, antes de mais nada, de provocar uma reflexão sobre o lugar que o jornalismo ocupa hoje no campo do saber, dentro de uma perspectiva epistemológica que considera os contextos material e simbólico, factual e afetivo, ético e estético.
https://doi.org/10.25200/BJR.v11n1.2015.684
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.