Ensinamentos antropológicos: A apreensão do Outro pelo Jornalismo
Dez anos da Pesquisa em Jornalismo
PDF

Palavras-chave

jornalismo
antropologia
alteridade

Como Citar

Lago, C. (2015). Ensinamentos antropológicos: A apreensão do Outro pelo Jornalismo. Brazilian Journalism Research, 10(2), 172–187. https://doi.org/10.25200/BJR.v10n2.2014.745

Resumo

Este artigo pretende aprofundar a compreensão sobre a apreensão do Outro pelo campo jornalístico, a partir de reflexões sobre a Antropologia, sua especificidade e o trabalho de campo. Parte do pressuposto de que o Jornalismo exerce um papel determinante na construção e ampliação da democracia e da cidadania e de que sua responsabilidade social, lugar comum dentro dos valores do campo (LAGO, 2003), só pode se concretizar com a incorporação da alteridade como referente. A partir da comparação de como estes campos distintos colocam-se em relação ao Outro, busca perceber como incorporar, ao Jornalismo, elementos do olhar antropológico.

https://doi.org/10.25200/BJR.v10n2.2014.745
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.