Abstract
The objective of this paper is to analyze the changes that took place in a radiophonic context in the face of a scenario of media convergence, which is linked to economic, social and productive transformations. As a theoretical basis, two basic concepts were used: media convergence, in its multidimensional approach (Fidler, 1997; Jenkins, 2009) and the journalism theory of Newsmaking (Wolf, 1997; Pena, 2005). The empirical basis used for the analysis was composed of nine semi-open interviews with current and former journalists from CNB-Curitiba. As a main result, it was identified that the productive changes are driven not only by the insertion of digital technologies in the daily routine, but also by economic and political interests, which interfere considerably in the practice of these professionals.O trabalho aqui exposto tem por objetivo analisar as mudanças ocorridas em âmbito radiofônico frente a um cenário de convergência de meios, que está atrelado a transformações econômicas, sociais e produtivas. Como base teórica, foram utilizados dois conceitos base: o da convergência midiática, em sua abordagem multidimensional (Fidler, 1997; Jenkins, 2009) e o da teoria jornalística do Newsmaking (Wolf, 1997; Pena, 2005). A base empírica utilizada para a análise é composta por nove entrevistas semiabertas, realizadas com atuais e antigos jornalistas da emissora CNB-Curitiba. Como principal resultado, foi identificado que as mudanças produtivas são impulsionadas não apenas pela inserção de tecnologias digitais na rotina diária, mas também por interesses econômicos e políticos, que interferem consideravelmente na prática destes profissionais.
El trabajo realizado tiene como objetivo evaluar los cambios ocurridos en el ambito radiofónico ante una realidad de convergencia de medios, que se vincula a las transformaciones económicas, sociales y productivas. Como base teórica, se utiliza los conceptos básicos: de la convergencia mediática, en su abordaje multidimensional (Fidler, 1997; Jenkins, 2009) y la teoría periodística del Newsmaking (Wolf, 1997; Pena, 2005). La base empírica utilizada para el análisis está compuesta por nueve entrevistas semiabiertas, realizadas con actuales y antiguos periodistas de la emisora CBN-Curitiba. Entre los principales resultados, se identifica que los cambios productivos son impulsados no sólo por la inserción de tecnologías digitales en la rutina diaria, sino también por intereses económicos y políticos, que interfieren considerablemente en la práctica de estos profesionales.
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