Abstract
O texto discute as chamadas de primeiras páginas sobre disputas eleitorais municipais de 2008 em jornais diários brasileiros. São analisadas as primeiras páginas de dois periódicos: Gazeta do Povo e Jornal da Manhã. O primeiro tem abrangência regional e sede em Curitiba, capital do Paraná. O segundo tem circulação local e uma área de abrangência restrita a uma região do interior do Estado do Paraná. Para fins comparativos, avalia-se que tipo de visibilidade ganha o tema Eleições Municipais nesses dois periódicos. Espera-se identificar a importância da campanha eleitoral nos jornais. Trata-se de uma discussão sobre o papel da mídia na difusão de informações politicamente relevantes, considerando distinções de contexto eleitoral. Enquanto em Curitiba o atual prefeito foi reeleito no primeiro turno com quase 80% dos votos, indicando uma ausência de disputa eleitoral de fato, em Ponta Grossa o candidato à reeleição venceu no segundo turno e com uma vantagem de menos de 4% de votos válidos sobre o segundo colocado. A questão que se coloca no texto gira em torno da necessidade de se considerar o contexto social para a explicação da produção jornalística.Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.
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