O lugar do longform no jornalismo online. Qualidade versus quantidade e algumas considerações sobre o consumo
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Keywords

jornalismo longform
grande reportagem multimídia
narrativas jornalísticas
consumo.

How to Cite

Longhi, R. R., & Winques, K. (2015). O lugar do longform no jornalismo online. Qualidade versus quantidade e algumas considerações sobre o consumo. Brazilian Journalism Research, 11(1), 110–127. https://doi.org/10.25200/BJR.v11n1.2015.693

Abstract

Fenômeno recente no webjornalismo, o jornalismo longform tem chamado a atenção por suas características, especialmente no que diz respeito ao tamanho do texto e sua profundidade, em contraponto às primeiras narrativas do jornalismo online, calcadas no texto enxuto e fragmentado. A tendência destaca-se em grandes jornais e revistas de referência, em produtos como grandes reportagens multimídia e prolifera em sites especialmente dedicados ao formato. No cenário de evolução e mudanças constantes do jornalismo online, discussões como a eficácia desse tipo de narrativa quanto ao seu consumo levantam debates. O propósito deste artigo é discutir e problematizar o jornalismo longform, verificando onde, de que forma se dá e como está sendo lido. Através de revisão bibliográfica e entrevistas com editores do jornal online Folha de S.Paulo e do portal UOl, o artigo usa de método exploratório com o objetivo de definir o “estado da arte” deste fenômeno, problematizando seu consumo. 

https://doi.org/10.25200/BJR.v11n1.2015.693
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