O lugar do longform no jornalismo online. Qualidade versus quantidade e algumas considerações sobre o consumo
PDF

Palavras-chave

jornalismo longform
grande reportagem multimídia
narrativas jornalísticas
consumo.

Como Citar

Longhi, R. R., & Winques, K. (2015). O lugar do longform no jornalismo online. Qualidade versus quantidade e algumas considerações sobre o consumo. Brazilian Journalism Research, 11(1), 110–127. https://doi.org/10.25200/BJR.v11n1.2015.693

Resumo

Fenômeno recente no webjornalismo, o jornalismo longform tem chamado a atenção por suas características, especialmente no que diz respeito ao tamanho do texto e sua profundidade, em contraponto às primeiras narrativas do jornalismo online, calcadas no texto enxuto e fragmentado. A tendência destaca-se em grandes jornais e revistas de referência, em produtos como grandes reportagens multimídia e prolifera em sites especialmente dedicados ao formato. No cenário de evolução e mudanças constantes do jornalismo online, discussões como a eficácia desse tipo de narrativa quanto ao seu consumo levantam debates. O propósito deste artigo é discutir e problematizar o jornalismo longform, verificando onde, de que forma se dá e como está sendo lido. Através de revisão bibliográfica e entrevistas com editores do jornal online Folha de S.Paulo e do portal UOl, o artigo usa de método exploratório com o objetivo de definir o “estado da arte” deste fenômeno, problematizando seu consumo. 

https://doi.org/10.25200/BJR.v11n1.2015.693
PDF

Referências

AMADO, Jô. O projeto ‘Snow Fall’ e o futuro do jornalismo. Observatório da Imprensa, 14/05/2013. Disponível em: http://migre.me/oHdjX. Acesso em 21/11/2014.

ARMSTRONG, Mark. The Hot Dog Shooter & the Takeout Bag: A Portable Content Manifesto. 01/03/2012. Disponível em: http://migre.me/oKGu3. Acesso em: 18/11/2014.

CANAVILHAS, João. Hipertextualidade: novas arquiteturas noticiosas. In: CANAVILHAS, João (orgs). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. Covilhã: UBI, livros LabCom, 2014. p. 3-24.

CARR, David. Magazinewriting on the web, for film. Publicado em 11 de Agosto de 2013. Disponível em: http://migre.me/oJpqG. Acesso em 10/01/2015.

FLORES, Rodrigo. UOL lança o TAB, novo projeto editorial interativo. Portal UOL. 13/10/2014. Disponível em: http://migre.me/oKqAJ. Acesso em: 21/11/2014.

GREENWOOD, Veronique. Snow Fall: a gorgeous ebook comes to life on the web. Disponível em: http://migre.me/oKs5m. Acesso em 20/12/2014.

IP, Chris. Longform overload. Publicado em 02 de dezembro de 2014. Disponível em: http://migre.me/oJpsg. Acesso em: 03/12/2014.

JURKOWITZ, Mark. The growth in digital reporting. Publicado em 26/03/2014. Disponível em: http://migre.me/oJpry. Acesso em 16/11/2014.

LEITE, Marcelo e DIAS, Roberto. Réplica: Audiência de 'crise da água' mostra interesse do leitor.Folha de S.Paulo. 28/09/2014. Disponível em: http://migre.me/oKqzG. Acesso em: 24/11/2014.

LONGHI, Raquel Ritter. O turning point da grande reportagem multimídia. Artigo apresentado no 12º Encontro da SBPJor – Sociedade Brasileira de Pesquisadores de Jornalismo. Santa Cruz do Sul, 2014.

MARTINS, Vera Guimarães. Quando o conteúdo é demais. Folha de S.Paulo. 21/09/2014. Disponível em: http://migre.me/oJsM7. Acesso em: 22/09/ 2014

ORCHARD, Rob. The slow journalism revolution. 13/10/2014.Vídeo do youtube disponível em: http://migre.me/oJt0J. Acesso em: 14/12/2014.

RADFORD, Evan.In Canada, newspapers’ attempts to experiment with ebooks haven’t seen much success. 24/11/2014. Disponível em: http://migre.me/oJvhs. Acesso em: 23/12/2014.

ROSENSTIEL, Tom. The Future ofJournalism. 28/05/2013. Vídeo do youtube disponível em: http://migre.me/oJsBs. Acesso em: 27/11/2014.

SALAVERRÍA, Ramón. Seis líneas de innovación, periodismo en 2014: balance y tendências. Publicado em: 19/01/2015. Disponível em: http://migre.me/odvNu. Acesso em: 20/01/2015

TENORE, Mallary Jean. 2014. Longform journalism morphs in print as it finds a new home online. Disponível em: http://migre.me/oJkre. Acesso em: janeiro 2015.

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.