Resumen
Este artigo apresenta uma análise da narrativa hipermídia do especial A batalha de Belo Monte, publicado no site da Folha de S.Paulo em dezembro de 2013. O objetivo do estudo é identificar os elementos utilizados na composição da narrativa hipermídia e verificar o nível de interatividade que oferece ao usuário. A metodologia, por sua vez, centra-se nas técnicas da análise de conteúdo web, a partir da qual se estabelecem duas categorias: elementos da narrativa e níveis de interatividade. Os resultados do estudo apontam que a ausência de links na parte textual limita a trajetória do público pela narrativa hipermídia, que poderia ser mais dinâmica. Embora o maior nível de interatividade ocorra com o game informativo inserido no primeiro capítulo do especial, as outras opções de interatividade são de seleção, em que o usuário escolhe se quer ou não ver vídeos e galerias fotográficas.
Citas
BERTOCCHI, Daniela. Dos dados aos formatos: um modelo teórico para o design do sistema narrativo no jornalismo digital. Tese (Doutorado em Ciências da Comunicação) – Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
BRASIL. Presidência da República. Secretaria de Comunicação Social. Pesquisa brasileira de mídia 2015: hábitos de consumo de mídia pela população brasileira. Brasília: Secom, 2014.
BUSARELLO, Raul; BIEGING, Patrícia; ULBRICHT, Vânia. Narrativas interativas: imersão, participação e transformação no caso da nova tecnologia para games kinect. Rumores (USP), v. 1, p. 1-17, 2012.
CANAVILHAS, João. (Org.). Notícias e mobilidade. Covilhã: Labcom, 2013. 417 p.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Vol.1. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CEBRIÁN, Mariano; FLORES, Jesús. Periodismo en la telefonía móvil. Madrid: Fragua, 2012. 253 p.
DÍAZ NOCI, Javier. La escritura digital. Bilbao: Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco, 2001. 233 p.
DÍAZ NOCI, Javier; SALAVERRÍA, Ramón. Manual de redacción ciberperiodística. Barcelona: Ariel, 2003. 592 p.
EDO, Concha. Del papel a la pantalla: la prensa en Internet. Sevilla: Comunicación social, 2002. 160 p.
FIDALGO, Antonio; CANAVILHAS, João. Todos os jornais no bolso: pensando o jornalismo na era do celular. In: RODRIGUES, C. (org.). Jornalismo on-line: modos de fazer. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, Editora Sulina, 2009, p. 99-117.
FOLHA.COM. A batalha de Belo Monte. São Paulo, 16 dez. 2013. Disponível em: <http://arte.folha.uol.com.br/especiais/2013/12/16/belo-monte/index.html>. Acesso em: 18 jan. 2014.
GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para as novas mídias: do game à tv interativa. São Paulo: Senac, 2003.
HERRING, Susan. Web content analysis: Expanding the paradigma. In: HUNSINGER, Jeremy et al. (Eds.). International Handbook of Internet Research. London: Springer Verlag, 2010, p. 233-249.
ISLAS, Octavio. La convergencia cultural a través de la ecología de medios. Comunicar, v. 33, p. 25-33, 2009.
JENKINS, Henry. Convergence culture: la cultura de la convergencia de los medios de comunicación. Barcelona: Paidós, 2008.
LANDOW, George P. Hypertext 2.0. Hypertext: the convergence of contemporary Critical Theory and technology. Maryland: The John Hopkins University Press, 1997.
LARRONDO URETA, Ainara. Los géneros en la redacción ciberperiodística: Contexto, teoría y práctica actual. Bilbao: Servicio Editorial de la Universidad del País Vasco, 2008. 262 p.
LEMOS, André. Cibercultura: alguns pontos para compreender a nossa época. In: CUNHA, Paulo (org.). Olhares sobre a cibercultura. Porto Alegre: Sulina, 2003, p. 11-23.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. 250 p.
LONGHI, Raquel. Os nomes das coisas: em busca do especial multimídia. Estudos em Comunicação, 2(7), 149-161, 2010.
LONGHI, Raquel. O turning point da grande reportagem multimídia. Revista Famecos, 21(3), 897-917, 2015.
OLIVEIRA, Jéssica. Vencedor do Líbero Badaró, especial da “Folha” sobre Belo Monte envolveu 19 pessoas. Portal Imprensa, São Paulo, p 1-1. 25 nov. 2014. Disponível em: <http://www.portalimprensa.com.br/noticias/ultimas_noticias/69534/vencedor+do+libero+badaro+especial+da+folha+sobre+belo+monte+teve+envolvimento+de+19+pessoas>. Acesso em: 10 dez. 2014.
PALACIOS, Marcos. Hipertexto, fechamento e o uso do conceito de não-linearidade discursiva. Lugar Comum. Rio de Janeiro, n. 8, 1999, p. 111-121. Disponível em: <http://www.facom.ufba.br/jol/pdf/1999_palacios_hipertexto_naolinearidade.pdf. >. Acesso em: 15 out. 2011.
PISCITELLI, Alejandro. Internet. La imprenta del siglo XXI. Barcelona: Gedisa, 2005, 134p.
PORTO, Denis; FLORES, Jesús. Periodismo transmedia: Reflexiones y técnicas para el ciberperiodista desde los laboratorios de medios interactivos. Madrid: Fragua, 2012. 141p.
ROST, Alejandro. La interactividad en el periódico digital. Tesis (Doctorado en Periodismo y Comunicación). Universidad Autónoma de Barcelona, Bellaterra, 2006. 482 p. Disponível em:
<http://www.tdx.cat/bitstream/handle/10803/4189/ar1de1.pdf?sequence=1>. Acesso em:10 feb. 2012.
SALAVERRÍA, Ramón. Redacción periodística en Internet. Navarra: Eunsa, 2005. 184 p.
SCOLARI, Carlos. Narrativas transmedia: cuando todos los medios cuentan. Barcelona: Deusto, 2013. 342p.
SCOLARI, Carlos. Ecología de los medios: de la metáfora a la teoría (y más allá). In: SCOLARI, Carlos (Ed.). Ecología de los medios: Entornos, evoluciones e interpretaciones. Barcelona: Gedisa, 2015, p.15-42.
Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.