Résumé
RESUMO – Apoiando-se na realização de um estudo de casos múltiplos, este artigo analisa quatro produções documentais de formatos diferentes que utilizam fotos e/ou vídeos esféricos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema e Reconstruction 360. Dentre as conclusões, pôde-se evidenciar a multifuncionalidade das imagens em 360 graus, a natureza híbrida de narrativas interativas e imersivas de não-ficção e que, mesmo com os novos recursos, a essência do documentário permanece intacta. A partir dos resultados apresentados, espera-se contribuir para o campo da produção e investigação de obras documentais firmadas na tecnologia 360 graus.
ABSTRACT – Based on a multiple case study, this article analyzes the following four different documentary formats that use spherical photography and/or videos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema, and Reconstruction 360. Our analysis showed the multifunctionality of 360-degree images and the hybrid nature of interactive and immersive non-fiction narratives. Even with the incorporation of these new resources, the fundamental quality of the documentary is upheld. We believe that our findings can help contribute to the production and investigation of documentary works that use 360-degree technology.
RESUMEN – Con base en un estudio de caso múltiple, este artículo analiza cuatro producciones documentales de diferentes formatos que utilizan fotos y/o videos esféricos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema y Reconstruction 360. Entre las conclusiones, fue posible evidenciar la multifuncionalidad de las imágenes en 360 grados, el carácter híbrido de las narrativas interactivas e inmersivas de noficción y que, aún con los nuevos recursos, la esencia del documental permanece intacta. A partir de los resultados presentados, se espera contribuir al campo de la producción e investigación de obras documentales basadas en tecnología 360 grados.
Références
Aitamurto, T. (2019). Normative paradoxes in 360° journalism: Contested accuracy and objectivity. New media & society, 21(1), 3-19. DOI: 110.1177/1461444818785153
AJ Contrast. (2021, 28 de junho). Living in the Unknown [video]. Retrieved from https://youtu.be/jJ-xgOgHxCU
Aumont, J. (2004). O olho interminável (cinema e pintura). Cosac & Naify.
Bezerra, J. (2014). Documentário e jornalismo: propostas para uma cartografia plural. Garamond.
Bezerra, J. (2018). O elefante na sala: duas ou três coisas sobre documentário e jornalismo. In A. S. Kurtz & H. Vargas (Eds.), Jornalismo e documentário: diálogos possíveis (pp. 17-34). Appris.
Bolter, J. D., & Grusin, R. (2000). Remediation: understanding new media. MIT Press.
Bruzzi, S. (2000). New documentary: a critical introduction. Routledge.
Català Domènech, J. M. (2021). Posdocumental: la condición imaginaria del cine documental. Shangrila.
Comolli, J. L. (2008). Ver e poder: a inocência perdida: cinema, televisão, ficção, documentário. Editora UFMG.
Craft, S. (2018). 21 Documentary Journalism. In T. P. Vos (Ed.), Journalism (pp. 415-432). De Gruyter Mouton. DOI: 10.1515/9781501500084-021
El País. (2016, April 30). Fukushima (PT) | 360 VR Video | EL PAÍS Semanal [video]. Retrieved from https://youtu.be/XQfEijZTLMI
Escandón M., P. (2019). Quito, el otro turismo. Universidad Andina Simón Bolívar. Retrieved from https://otroturismo.arsquitensis.net/?fbclid=IwAR3T0iOe3hqYfO0s8rKx7BXNmCwwRyMJGG5pSRi39bbZe9j_mLBGGSlG4-8
Falandes, C. G., & Angeluci, A. C. B. (2020). Produção de uma narrativa complexa: as estratégias utilizadas no webdocumentário Jovens e as Imagens – Relatos e Experiências em 360 Graus. Revista Contracampo, 39(3), 1-18. DOI: 110.22409/contracampo.v0i0.42218
Falandes, C. G., & Renó, D. P. (2021). As narrativas imersivas no contexto da pós-fotorreportagem: o hyperlapse 360 graus como uma nova poética da fotografia em movimento. In V. Gosciola & F. Irigaray (Eds.), Transmedia Storytelling e complexidades narrativas (pp. 135-158). Ria Editorial.
Falandes, C. G., & Renó, D. P. (2022a). Narrativas inmersivas durante la pandemia de Covid-19: Un análisis de videos 360 grados en YouTube. Revista Panamericana de Comunicación, 4(1), 84–97. DOI: 110.21555/rpc.v4i1.2554
Falandes, C. G., & Renó, D. P. (2022b). Immersive Multi-Screen Journalistic Narratives: A Study on 360-Degree Language in the Context of the COVID-19 Pandemic. Interactive Film & Media Journal, 2(4), 57–65. DOI: 110.32920/ifmj.v2i4.1675
Fisher, J. A., & Gifreu-Castells, A. (2022). The Ethics of Realism as a New Media Language in Immersive Media. Revista FAMECOS, 29(1), 1-11. DOI: 110.15448/1980-3729.2022.1.43375
Gaudenzi, S. (2013). The interactive documentary as a living documentary. Doc On-line, (14), 9-31. Retrieved from https://www.academia.edu/69282294/The_interactive_documentary_as_a_Living_Documentary
Gervaiseau, H. A. (2012). O abrigo do tempo: abordagens cinematográficas da passagem do tempo. Alameda Editorial.
Gil, A. C. (2022). Como elaborar projetos de pesquisa (7th ed.). Atlas.
Henn, R. (2009). Do documentário ao jornalismo: acontecimento, tempo e memória em Cabra marcado para morrer. Intexto, 1(20), 2-14. Retrieved from https://seer.ufrgs.br/intexto/article/view/10317
IFM (2022). #IFM2022 WORKSHOP: Reconstruction 360 – Interpreting History on a 360° Platform. Interactive Film & Media Blog. Retrieved from https://interactivefilm.blogspot.com/search/label/%23IFM2022%0AWorkshop
Machado, A. (2011). Novos territórios do documentário. Doc On-line: Revista Digital de Cinema Documentário, (11), 5-24. Retrieved from www.eca.usp.br/acervo/producao-academica/002444475.pdf
Martínez-Zárate, P. (Diretor). (2017). Momento MX – panorama de las industrias creativas de México [documentário]. Arca. Retrieved from de https://www.momentomx.com
Metz, C. (1975). Le signifiant imaginaire. Communications, (23), 3-55. Retrieved from https://www.persee.fr/doc/comm_0588-8018_1975_num_23_1_1347
Mundhenke, F. (2020). From i-doc to VR experience: new forms of user engagement in immersive digital documentaries. New Cinemas: Journal of Contemporary Film, 17(1), 37-48. DOI: 110.1386/ncin_00003_1
O Liberal. (2021, September 22). A Promessa de Iracema [video]. Retrieved from https://youtu.be/L-HyljsKPQE
Odin, R. (2012). Filme documentário, leitura documentarizante. Significação: Revista de Cultura Audiovisual, 39(37), 10-30. DOI: 110.11606/issn.2316-7114.sig.2012.71238
Özdem, Ö. M. (2021). 360-Degree Video and Social Change: A Comparative Analysis of the Documentary Films Exiled (2019) and Behind the Fence (2016). Kültür ve letisim, 24(1), 66-92. DOI: 110.18691/kulturveiletisim.830028
PBS (n.d.). Reconstruction: America After the Civil War. Retrieved from https://www.pbs.org/weta/reconstruction/
Penafria, M. (2014). A Web e o documentário: uma dupla inseparável? Aniki: Revista Portuguesa da Imagem em Movimento, 1(1), 22-32. DOI: 110.14591/aniki.v1n1.55
Penafria, M. (2018). Algumas questões sobre o documentário e outros tantos equívocos. Biblioteca on-line de ciências da comunicação – BOCC, 1-4. Retrieved from https://www.bocc.ubi.pt/pag/penafria-manuela-2018-questoes-documentario.pdf
Pereira, S. da C. (2020). Do fotojornalismo ao jornalismo visual: um estudo do processo de produção de relatos jornalísticos com imagens técnicas em três redações brasileiras [doctoral dissertation, Universidade Federal de Santa Catarina]. Repositório Institucional UFSC.
Pérez-Seijo, S. (2018). Ilusión de presencia en vídeos 360º: Estudio de caso de las estrategias del Lab RTVE.es. Doxa Comuni¬cación, (26), 237-246. Retrieved from https://revistascientificas.uspceu.com/doxacomunicacion/article/view/517
Pérez-Seijo, S., & Vicente, P. N. (2022). After the Hype: How Hi-Tech Is Reshaping Journalism. In J. Vázquez-Herrero, A. Silva-Rodríguez, M. C. Negreira-Rey, C. Toural-Bran & X. López-García (Eds.), Total Journalism: Models, Techniques and Challenges (pp. 41-52). Springer.
Ramos, F. P. (2008). Mas, afinal... o que é mesmo documentário? Editora Senac.
Renó, D. (2013). Diversidade de modelos narrativos para documentários transmídia. Doc On-line, (14), 93-112. Retrieved from https://docplayer.com.br/23688581-Diversidade-de-modelos-narrativos-para-documentarios-transmidia.html
Renó, D. (2020). Pós-fotorreportagem e os desafios das novas narrativas audiovisuais. Anuario Electrónico de Estudios en Comunicación Social “Disertaciones”, 13(2), 1-12. DOI: 110.12804/revistas.urosario.edu.co/disertaciones/a.8321
Renó, D., & Flores, J. (2018). Periodismo Transmedia. Ria Editorial.
Ribeiro, L. (s.d.). Portfólio – distribuição e impacto A Promessa de Iracema. Retrieved from https://larissaribeiro.site/distribuicao-inside/
Rodríguez-Fidalgo, M. I., & Paíno-Ambrosio, A. (2020). Use of virtual reality and 360° video as narrative resources in the documentary genre: Towards a new immersive social documentary? Catalan Journal of Communication & Cultural Studies, 12(2), 239-253. DOI: 10.1386/cjcs_00030_1
Santana, L. (2021, October 7). Experiência virtual em 360 graus leva público para o meio da procissão do Círio. O Liberal. Retrieved from https://www.oliberal.com/cirio/experiencia-virtual-em-360-grau-leva-publico-para-o-meio-da-procissao-do-cirio-1.443658
South Carolina ETV/National Endowment for the Humanities. (2019-2023). Reconstruction 360. Retrieved from https://www.reconstruction360.org
Schoch, K. (2020). Case study research. In G. J. Burkholder, K. A. Cox, L. M. Crawford & J. H. Hitchcock (Eds.), Research design and methods. An applied guide for the scholar-practitioner (pp. 245–258). SAGE Publications.
Sirkkunen, E., Vázquez-Herrero, J., Uskali, T., & Väätäjä, H. (2021). Exploring the immersive journalism landscape. In T. Uskali, A. Gynnild, S. Jones, & E. Sirkkunen (Eds.), Immersive journalism as storytelling: ethics, production, and design (pp. 13-24). Routledge.
Soler-Adillon, J., & Sora, C. (2018). Immersive Journalism and Virtual Reality. In M. Pérez-Montoro (Ed.), Interaction in Digital News Media: from principles to practice (pp. 55-83). Palgrave Macmillan.
Teixeira, M. (2019). Guia on-line e de acesso gratuito para roteirização de documentários imersivos [master thesis, Universidade Estadual Paulista]. Repositório Institucional Unesp.
The New York Times. (2015, November 6). The Displaced | 360 VR Video | The New York Times [video]. Retrieved from https://youtu.be/ecavbpCuvkI
Ufersa (2019). Caatinga 360. Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Retrieved from https://caatinga360.ufersa.edu.br/
Vargas, H. (2018). Apresentação. In A. S. Kurtz & H. Vargas (Eds.), Jornalismo e documentário: diálogos possíveis (pp. 7-12). Appris.
Vázquez-Herrero, J., & Pérez-Seijo, S. (2022). Capítulo 11. Narrativas interactivas e inmersivas. Espejo de Monografías de Comunicación Social, (7), 173-183. DOI: 10.52495/c11.emcs.7.p92
Vitale, P. (2019). Amazônia em 360 graus. Veja. Retrieved from https://complemento.veja.abril.com.br/brasil/amazonia-em-360-graus/index.html
Weidle, F. (2018). How to reconcile that flinch: Towards a critical analysis of documentary situations in 360° and VR environments. Participations: Journal of Audience & Reception Studies, 15(1), 412-426. Retrieved from https://www.participations.org/Volume%2015/Issue%201/24.pdf
Yin, R. K. (2018). Case study research and applications: design and methods (6th ed.). SAGE.
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
(c) Tous droits réservés Brazilian journalism research 2023