Resumo
RESUMO – Apoiando-se na realização de um estudo de casos múltiplos, este artigo analisa quatro produções documentais de formatos diferentes que utilizam fotos e/ou vídeos esféricos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema e Reconstruction 360. Dentre as conclusões, pôde-se evidenciar a multifuncionalidade das imagens em 360 graus, a natureza híbrida de narrativas interativas e imersivas de não-ficção e que, mesmo com os novos recursos, a essência do documentário permanece intacta. A partir dos resultados apresentados, espera-se contribuir para o campo da produção e investigação de obras documentais firmadas na tecnologia 360 graus.
ABSTRACT – Based on a multiple case study, this article analyzes the following four different documentary formats that use spherical photography and/or videos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema, and Reconstruction 360. Our analysis showed the multifunctionality of 360-degree images and the hybrid nature of interactive and immersive non-fiction narratives. Even with the incorporation of these new resources, the fundamental quality of the documentary is upheld. We believe that our findings can help contribute to the production and investigation of documentary works that use 360-degree technology.
RESUMEN – Con base en un estudio de caso múltiple, este artículo analiza cuatro producciones documentales de diferentes formatos que utilizan fotos y/o videos esféricos: Momento MX, Amazônia em 360 graus, A promessa de Iracema y Reconstruction 360. Entre las conclusiones, fue posible evidenciar la multifuncionalidad de las imágenes en 360 grados, el carácter híbrido de las narrativas interactivas e inmersivas de noficción y que, aún con los nuevos recursos, la esencia del documental permanece intacta. A partir de los resultados presentados, se espera contribuir al campo de la producción e investigación de obras documentales basadas en tecnología 360 grados.
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