O design das capas do jornal zero hora de 1990 a 2010
PDF (Português (Brasil))

Mots-clés

Jornalismo impresso
Zero Hora
Design
Capas
Planejamento gráfico

Comment citer

Gruszynski, A., & Amaral, B. (2011). O design das capas do jornal zero hora de 1990 a 2010. Brazilian Journalism Research, 7(1), 148–170. https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.290

Résumé

O artigo investiga as reformulações da apresentação gráfica pelas quais passou o jornal Zero Hora (ZH) entre os anos de 1990 e 2010, centrando-se em suas capas. Analisa como a publicação reformulou seu design no período, a fim de discutir como tais modificações podem estar relacionadas a mudanças tecnológicas ligadas à circulação de edições também em outros suportes. Problematiza relações entre elementos visuais e princípios de edição jornalística, tendo em vista a trajetória do veículo. A significativa alteração dos layouts percebida ao longo dos anos avaliados parece estar associada à crescente quantidade de informações disponíveis no espaço gráfico e que é perpassada pelo intenso uso de recursos gráficos e imagens que muitas vezes comprometem a hierarquia do que é noticiado.

https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.290
PDF (Português (Brasil))

Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.