O design das capas do jornal zero hora de 1990 a 2010
PDF

Palavras-chave

Jornalismo impresso
Zero Hora
Design
Capas
Planejamento gráfico

Como Citar

Gruszynski, A., & Amaral, B. (2011). O design das capas do jornal zero hora de 1990 a 2010. Brazilian Journalism Research, 7(1), 148–170. https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.290

Resumo

O artigo investiga as reformulações da apresentação gráfica pelas quais passou o jornal Zero Hora (ZH) entre os anos de 1990 e 2010, centrando-se em suas capas. Analisa como a publicação reformulou seu design no período, a fim de discutir como tais modificações podem estar relacionadas a mudanças tecnológicas ligadas à circulação de edições também em outros suportes. Problematiza relações entre elementos visuais e princípios de edição jornalística, tendo em vista a trajetória do veículo. A significativa alteração dos layouts percebida ao longo dos anos avaliados parece estar associada à crescente quantidade de informações disponíveis no espaço gráfico e que é perpassada pelo intenso uso de recursos gráficos e imagens que muitas vezes comprometem a hierarquia do que é noticiado.

https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.290
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.