Wikimedia: integração de texto e imagem no ensino de Jornalismo
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Mots-clés

Jornalismo
Imagem
Conectividade
Hipermídia
Ensino de Jornalismo

Comment citer

Gomes, M. R., & Soares, R. de L. (2011). Wikimedia: integração de texto e imagem no ensino de Jornalismo. Brazilian Journalism Research, 7(1), 171–199. https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.299

Résumé

Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento deum projeto pedagógico elaborado para propiciar conectividade eestimular a criatividade na busca por linguagens inovadoras parao jornalismo contemporâneo. Partindo do pressuposto de que osdois aspectos estão relacionados e representam condição essencialpara a liberdade de expressão, entendemos a importância daexperimentação para a aquisição de conhecimento, consolidaçãoe engajamento em processos de aprendizagem. Além disso, ainteração entre alunos de jornalismo, e destes com as mídias, é umadas formas de reconhecer as práticas sociais e construir um espaçode aprendizado intelectual a partir delas. De acordo com essavisão, os objetivos de abertura a diferentes formas expressivas,combinação de teoria e prática, e produção e análise de discursosnas mídias podem ser contemplados por meio das tecnologiasdigitais. Estas propiciam ferramentas para a convergência eintegração de diferentes mídias, reunindo imagem, som e texto em forma hipermidiática. Desse modo, desenvolvemos sites de escritacolaborativa utilizando a plataforma wiki, apresentados nesteartigo a fim de possibilitar uma reflexão sobre os atuais desafios dojornalismo on-line na confluência de imagens e textos presente emsuas produções.
https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.299
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