Wikimedia: integração de texto e imagem no ensino de Jornalismo
PDF

Palavras-chave

Jornalismo
Imagem
Conectividade
Hipermídia
Ensino de Jornalismo

Como Citar

Gomes, M. R., & Soares, R. de L. (2011). Wikimedia: integração de texto e imagem no ensino de Jornalismo. Brazilian Journalism Research, 7(1), 171–199. https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.299

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento deum projeto pedagógico elaborado para propiciar conectividade eestimular a criatividade na busca por linguagens inovadoras parao jornalismo contemporâneo. Partindo do pressuposto de que osdois aspectos estão relacionados e representam condição essencialpara a liberdade de expressão, entendemos a importância daexperimentação para a aquisição de conhecimento, consolidaçãoe engajamento em processos de aprendizagem. Além disso, ainteração entre alunos de jornalismo, e destes com as mídias, é umadas formas de reconhecer as práticas sociais e construir um espaçode aprendizado intelectual a partir delas. De acordo com essavisão, os objetivos de abertura a diferentes formas expressivas,combinação de teoria e prática, e produção e análise de discursosnas mídias podem ser contemplados por meio das tecnologiasdigitais. Estas propiciam ferramentas para a convergência eintegração de diferentes mídias, reunindo imagem, som e texto em forma hipermidiática. Desse modo, desenvolvemos sites de escritacolaborativa utilizando a plataforma wiki, apresentados nesteartigo a fim de possibilitar uma reflexão sobre os atuais desafios dojornalismo on-line na confluência de imagens e textos presente emsuas produções.
https://doi.org/10.25200/BJR.v7n1.2011.299
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.