Résumé
O jornalismo em dispositivos móveis e em especial as reportagens hipermídia ganham novas possibilidades de narrativas, impulsionadas pela mobilidade, uso de telas touschscreen, acelerômetro, receptor de GPS e ligação permanente à rede. Graças a estas potencialidades, os tablets, smartphones e wearables reconfiguraram os processos e as narrativas webjornalísticas. Partindo dessa premissa, este artigo foca o estudo na reportagem hipermídia para dispositivos móveis, tendo como objetivo demonstrar como os recursos hipertextuais colaboram na contextualização dessas narrativas jornalísticas nos dispositivos móveis (tablets e smartphones). Para alcançarmos o objetivo, realizamos uma análise sistemática das edições do jornal Globo A Mais, durante dezembro de 2014 e janeiro de 2015, selecionando um caso exemplificador da forma como os recursos hipertextuais podem servir à contextualização. Os recursos hipertextuais integram-se no relato da reportagem, proporcionando a contextualização. Se combinados com as modalidades comunicativas e a interação do leitor, estes recursos proporcionam uma experiência narrativa de hipermidialidade.Références
BARBOSA, Susana. O banco de dados como metáfora no jornalismo digital. In: Anais do VII Lusocom. Abril de 2004. Covilhã. Portugal.
BARBOSA, Susana. Jornalismo Digital em Base de Dados (JDBD) - Um paradigma para produtos jornalísticos digitais dinâmicos. 2007. (Tese de Doutorado). PósCOM/UFBA. Disponível em: http://migre.me/hkrS4 Acesso em 15 de jul. de 2013.
BARBOSA, Susana. Modelo JDBD e o ciberjornalismo de quarta geração. Paper apresentado no GT 7 - Cibercultura y Tendencias de la Prensa en Internet, do III Congreso Internacional de Periodismo en la Red. Foro Web 2.0: Blogs, Wikis, Redes Sociales y e-Participación, Facultad de Periodismo, Universidad Complutense de Madrid (Espanha), 23 e 24 de Abril de 2008.
BARBOSA, Susana. Jornalismo convergente e continuum multimídia na quinta geração do jornalismo nas redes digitais. In: CANAVILHAS, J. Notícias e mobilidade: o jornalismo na era dos dispositivos móveis. Covilhã, PT: Livros LabCom, 2013, p. 33-54. Disponível: http://migre.me/hUrFq. Acesso em 07 de set. de 2013.
BARBOSA, Suzana; SEIXAS, Lia. Jornalismo e dispositivos móveis: percepções, usos e tendências. In: S. Barbosa, & L. Mielniczuk (Orgs.). Jornalismo e Tecnologias Móveis. Covilhã: Livros LabCOM. 2013.
BRADSHAW, Paul. A model for the 21st century newsroom: pt1 – the news diamond. 2007. Disponível: http://onlinejournalismblog.com/2007/09/17/a-model-for-the-21st-century-newsroom-pt1-the-news-diamond/
CANAVILHAS, João (Org.). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. ISBN 978-989-654-144-6 (pdf). Covilhã: Livros Labcom. 2014.
CANAVILHAS, João. Da remediação à convergência: um olhar sobre os media portugueses. Brazilian Journalism Research – v. 8, n. 1, 2012. p. 7-21. Disponível em: http://migre.me/hjqO4 Acesso em: 11 de out. de 2013.
CANAVILHAS, João. O novo ecossistema mediático. BOCC: Biblioteca Online de Ciência da Comunicação, Covilhã, 2010. Disponível em: http://www.bocc.ubi.pt/pag/canavilhas-joao-o-novo-ecossistemamediatico.pdf.
CANAVILHAS, João. Webnoticia: propuesta de modelo periodístico para la WWW. ed. 1, 1 vol., ISBN: 9789728790912. Covilhã: Livros Labcom. 2007.
CANAVILHAS, João; SATUF, Ivan. Jornalismo em transição: do papel para o tablet... ao final da tarde. In: CANAVILHAS, João; FIDALGO, António. Comunicação digital: 10 anos de investigação. Coimbra, Editora MinervaCoimbra, 2013.
FONTCUBERTA, Mar. A Notícia – pistas para compreender o mundo. Lisboa: Editorial Notícias, 1999.
JORGE, Thaís de Mendonça. Mutação no jornalismo: como a notícia chega à internet. Brasília: Editora da UNB, 2013.
LANDOW, George. Teoría del hipertexto. Barcelona: Paidós, 1997
LARRONDO URETA, Ainara. La metamorfosis del reportaje en el ciberperiodismo: concepto y caracterización de un nuevo modelo narrativo. In: Comunicación y Sociedad Vol. XXII, N. 2, 2009. p. 59-88.
LONGHI, Raquel. Audiovisual, conceito em expansão. In: Francisco Ubierna Gómez ; Javier Sierra Sánchez. (Org.). Miscelánea sobre el entorno audiovisual en 2014. 1ed.Madrid: Editorial Fragua, 2014, v. 1, p. 283-300.
LONGHI, Raquel. Infografia online: narrativa intermídia. In: Estudos em Jornalismo e Mídia. Ano VI, n. 1. jan./jun. 2009. p. 187-196. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/jornalismo/article/view/1984-6924.2009v6n1p187/10423
MACHADO, Elias; PALACIOS, Marcos. Manual de jornalismo na Internet - noções básicas, conceitos e um guia sobre as principais publicações jornalísticas digitais no Brasil e no Exterior. Salvador: Facom-Ufba, 1996.
MARTINEZ, Monica e FERREIRA, Sueli. The “Black’s Wheel”: a technique to develop hypermedia narratives. 2010. Disponível: http://online.journalism.utexas.edu/2010/papers/MartinezFerreira10.pdf~
MIELNICZUK, Luciana. Jornalismo na Web: uma contribuição para o estudo do formato da notícia na escrita hipertextual. (Tese de doutorado). FACOM/UFBA, Salvador. 2003.
MIELNICZUK, Luciana; BACCIN, Alciane; SOUSA, Maíra; LEÃO, Callenciane. A reportagem hipermídia em revistas digitais móveis. Paper apresentado no Congresso Internacional Jornalismo e Dispositivos Móveis. Universidade da Beira Interior (UBI), Covilhã, Portugal, 02 e 03 de dezembro de 2014.
PALACIOS, Marcos. Jornalismo Online, informação e memória: apontamentos para debate. Revista PJ: Br Jornalismo Brasileiro, São Paulo, n. 4, 2004. Disponível em: http://www.eca.usp.br/pjbr/arquivos/artigos4_f.htm.
PALACIOS, Marcos ; CUNHA, R. E. S. A tactilidade em dispositivos móveis: primeiras reflexões e ensaio de tipologias. Contemporânea (Salvador. Impresso), v. 10, p. 668-685, 2012.
PAULINO, Rita. Conteúdo digital interativo para tablets-ipad: uma forma híbrida de conteúdo digital. In: R. Paulino, & V. Rodrigues (Orgs.) Jornalismo para tablets: pesquisa e prática. Florianópolis: Insular. 2013.
PAVLIK, John. News framing and new media: digital tools to re-engage an alienated citizenry. In S. D. Reese, O. H. Gandy and A. E. Grant (Eds.), Framing public life: Perspectives on media and our understanding of the social world. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001, pp. 311-321
PAVLIK, John. El periodismo y los nuevos medios de comunicación. Ed. Paidós: Barcelona, 2005.
PAVLIK, John. Ubiquidade: O 7.º princípio do jornalismo na era digital. In: CANAVILHAS, João (Org.). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. ISBN 978-989-654-144-6 (pdf). Covilhã: Livros Labcom. 2014. p. 159-184.
PRYOR, Larry. The third wave of online journalism. Online Journalism Review. 2002. Disponível em: http://www.ojr.org/ojr/future/1019174689.php
SALAVERRÍA, Ramón (Eds.) Cibermedios: El impacto de Internet en los medios de comunicación en España. Sevilla: Comunicación Social, Ediciones y Publicaciones, 2005
SALAVERRÍA, Ramón. Multimedialidade: Informar para cinco sentidos. In: CANAVILHAS, João (Org.). Webjornalismo: 7 caraterísticas que marcam a diferença. ISBN 978-989-654-144-6 (pdf). Covilhã: Livros Labcom. 2014. p. 25-52.
ZAMITH, Fernando. Ciberjornalismo: As potencialidades da Internet nos sites noticiosos portugueses. Porto: Edições Afrontamento, 2008
ZAMITH, Fernando. A contextualização no ciberjornalismo. Porto: Porto: Edições Afrontamento/CETAC.MEDIA. 2013, p.201.
ZELIZER, Barbie. Why memory’s work on journalism does not reflect journalism’s work on memory, Memory Studies. Los Angeles: Sage Publications, 2008.
Copyright for articles published in this journal is retained by the authors, with first publication rights granted to the journal. By virtue of their appearance in this open access journal, articles are free to use, with proper attribution, in educational and other non-commercial settings.
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.