O fim da objetividade e da neutralidade no jornalismo cívico e ambiental
PDF

Palavras-chave

jornalismo cívico
ambiental
objetividade
neutralidade

Como Citar

Dornelles, B. (2008). O fim da objetividade e da neutralidade no jornalismo cívico e ambiental. Brazilian Journalism Research, 4(2), 121–131. https://doi.org/10.25200/BJR.v4n2.2008.167

Resumo

Este artigo parte de um estudo bibliográfico em torno do jornalismo cívico norte-americano e de uma pesquisa exploratória, com análise de conteúdo e documental de dados levantados através de entrevista, questionário e exemplares de jornais de bairro e do interior, com características comunitárias, resultando numa análise comparativa entre os dois tipos de prática jornalística realizada nos anos 90 do século 20 e nos cinco primeiros anos do século 21. Este jornalismo, com marca participativa, também foi chamado de jornalismo comunitário, jornalismo engajado, jornalismo popular e jornalismo público. Em comum, todos têm o fato de centralizar os objetivos da prática da profissão no estímulo e esforço da cidadania, melhorando o debate público, revendo a vida pública e contribuindo para o aperfeiçoamento da democracia. A partir deste estudo, propomos para alguns temas que se fazem presentes na imprensa diária, especialmente o meio ambiente, o fim da prática jornalística que defende as “pseudos neutralidade, imparcialidade e objetividade”.
https://doi.org/10.25200/BJR.v4n2.2008.167
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.