Profissão derrotada, ciência não legitimada: é preciso entender a institucionalização do campo jornalístico
PDF

Palavras-chave

Jornalismo
campo acadêmico
institucionalização
frames
epistemologia

Como Citar

Meditsch, E. (2010). Profissão derrotada, ciência não legitimada: é preciso entender a institucionalização do campo jornalístico. Brazilian Journalism Research, 6(1), 97–113. https://doi.org/10.25200/BJR.v6n1.2010.249

Resumo

As dificuldades de desenvolvimento teórico sobre o jornalismo na área acadêmica específica (quer do próprio Jornalismo, quer da Comunicação) e os problemas que isso acarreta, tanto para al egitimação da profissão quanto da disciplina científica, apontam a necessidade de uma investigação de suas causas a partir do estudo da institucionalização do campo jornalistico. Identificando insuficiências nas dicotomias que têm guiado o debate a este respeito, e nos próprios estudos anteriores do pesquisador sobre o tema, este artigo propõe a necessidade de aumentar o conhecimento sobre a história do Jornalismo no campo acadêmico, a partir do referencial teórico da Sociologia do Conhecimento, buscando dados sobre sua institucionalização social e cognitiva, contextualizando-os em relação às histórias do Jornalismo e da Universidade e interpretando-os com base nos estudos sobre a Sociedade e a Cultura. A hipótese com que trabalha é de que a identificação e a descrição dos frames construídos no processo de institucionalização da área podem ajudar a esclarecer as dificuldades epistemológicas constatadas no seu desenvolvimento.
https://doi.org/10.25200/BJR.v6n1.2010.249
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.