A sócio semiótica como método de pesquisa em jornalismo
Dez anos da Pesquisa em Jornalismo
PDF

Palavras-chave

Sócio semiótica
Jornalismo.

Como Citar

Rodrigo Alsina, M. (2015). A sócio semiótica como método de pesquisa em jornalismo. Brazilian Journalism Research, 10(2), 80–95. https://doi.org/10.25200/BJR.v10n2.2014.740

Resumo

Como poderemos observar o confronto entre semiótica e sociologia nos estudos de jornalismo deve ser tomado a partir das nuances. Em primeiro lugar, não é pertinente conceber um campo de estudo como um campo de batalha, em que diferentes disciplinas confrontam-se. Ao contrário, existem muitos pontos em comum entre sociologia e semiótica. Em segundo lugar, devemos recordar que uma das mais clássicas controvérsias é a que opõe a análise quantitativa, mais característica da sociologia, versus a análise qualitativa, da semiótica. Esta oposição não é nova nas ciências sociais (Alvira, 1983). Entretanto, devemos pontuar que estamos em face a uma falsa dicotomia. Os dois métodos não são incompatíveis, mas sim complementares.
https://doi.org/10.25200/BJR.v10n2.2014.740
PDF

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.