Economia Política do Jornalismo Popular em Perspectiva Comparada: Uma Análise Sobre a Tabloidização no Brasil, na Índia e na África do Sul
PDF

Palavras-chave

tabloidização
jornalismo popular
economia política do jornalismo
BRICS

Como Citar

Chagas, V. (2016). Economia Política do Jornalismo Popular em Perspectiva Comparada: Uma Análise Sobre a Tabloidização no Brasil, na Índia e na África do Sul. Brazilian Journalism Research, 12(1), 60–81. https://doi.org/10.25200/BJR.v12n1.2016.791

Resumo

Na virada da década de 1990 para os anos 2000, uma discussão sobre a “tabloidização” da imprensa europeia tomava a pesquisa acadêmica sobre jornalismo, sobretudo a partir dos trabalhos de Esser (1999) e Sparks & Tulloch (2000), que buscaram conceituar a expressão. A literatura acadêmica, desde então, tem tratado do tema em diferentes cenários e contextos pelo mundo (cf. PIONTEK, 2011; MOONEY, 2008; LIMA, 2009). No Brasil, porém, foram poucos os esforços de se tentar compreender a adesão ao gênero tabloide. A proposta deste artigo é caracterizar o fenômeno tal como ele se apresenta no cenário econômico brasileiro, comparando seu desempenho ao que autores como Wasserman (2010), Ogola & Rodny-Gumede (2014) e Ranganathan & Rodrigues (2010) têm observado em países como Índia e África do Sul.

https://doi.org/10.25200/BJR.v12n1.2016.791
PDF

Referências

AULETTA, Ken. Citizens Jain: why India’s newspaper industry is thriving. The New Yorker. Nova Iorque, 8 de outubro de 2012. Disponível em: <http://www.newyorker.com/magazine/2012/10/08/citizens-jain>. Data do ultimo acesso: 13 de março de 2016.

AZEVEDO, Fernando. Mídia e democracia no Brasil: relações entre o sistema de mídia e o sistema político. Opinião Pública, Campinas (SP), v. 12, n. 1, pp. 88-113, 2006.

BARBOSA, Marialva; ENNE, Ana L. S. O jornalismo popular, a construção narrativa e o fluxo do sensacional. Eco-Pós, v. 8, n. 2, pp. 67-87, 2005.

BELISÁRIO, Kátia Maria. De Chicago a Contagem: páginas do cotidiano no popular mais lido no Brasil. 2014. Tese (Doutorado em Comunicação) – Faculdade de Comunicação Social, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

BIRD, S. Elizabeth. Audience demands in a murderous market: tabloidization in U.S. television news. In SPARKS, Colin; TULLOCH, John. Tabloid tales. Nova Iorque: Rowman & Littlefield, 2000, pp. 213-228.

BROCK, George. Out of print: newspapers, journalism and the business of news in the digital age. Londres: KoganPage, 2013.

CABRAL, Adilson. Economia política da comunicação no Brasil: terreno fértil para análises maduras. In: BRITTOS, Valério C.; CABRAL, Adilson. Economia Política da Comunicação: interfaces brasileiras. Rio de Janeiro: e-papers, 2008, pp. 76-88.

CABRAL, Eula D. T. A grande mídia diante do local e do comunitário. In: BRITTOS, Valério C.; CABRAL, Adilson. Economia Política da Comunicação: interfaces brasileiras. Rio de Janeiro: e-papers, 2008, 164-178.

CHAGAS, Viktor. Extra! Extra!: os jornaleiros e as bancas de jornais como espaço de disputas pelo controle da distribuição da imprensa e da economia política dos meios. 2013. Tese (Doutorado em História, Política e Bens Culturais) – Cpdoc, Fundação Getulio Vargas, Rio de Janeiro, 2013.

CHAGAS, Viktor. Overlapping webs: an analytical model for use in works on the political economy of printed media. In: IAMCR, 2014, Hyderabad. Anais... Hyderabad (Índia): IAMCR, 2014.

CHAGAS, Viktor. Leitorado casual, eleitorado habitual: mudanças no ecossistema da informação e suas relações com o comportamento eleitoral das massas. In: Anpocs, 2015, Caxambu. Anais... Caxambu (MG): Anpocs, 2015. Disponível em:

<http://portal.anpocs.org/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=435&Itemid=77>. Data do último acesso: 13 de março de 2016.

ESSER, Frank. ‘Tabloidization’ of news: a comparative analysis of Anglo-American and German press journalism. European Journal of Communication, v. 14, n. 3, pp. 291-324, 1999.

FISKE, John. Understanding popular culture. Nova Iorque: Routledge, 2011.

GLYNN, Kevin. Tabloid culture. Durham e Londres: Duke University Press, 2000.

GRIPSRUD, Jostein. Tabloidizaton, popular journalism, and democracy. In: SPARKS, Colin; TULLOCH, John. Tabloid tales. Nova Iorque: Rowman & Littlefield, 2000, pp. 285-300.

HALLIN, Daniel C.; MANCINI, Paolo. Comparing media systems: three models of media and politics. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

HALLIN, Daniel C.; MANCINI, Paolo. Comparing media systems: beyond the Western World. Cambridge: Cambridge University Press, 2012.

HARRIS, Nichola Reneé. Tabloidization in the modern American press: a textual analysis and assessment of newspaper and tabloid coverage of the ‘Runaway Bride’ Case. 2006. Tese (Doutorado em Comunicação) – Department of Communication, Georgia State University, Georgia, 2006.

JOHANSSON, Sofia. Reading tabloids: tabloid newspapers and their readers. Estocolmo (Suécia): Södertörns högskola, 2007.

KLEIN, Ulrike. Tabloidized political coverage in the German Bild-Zeitung. In: SPARKS, Colin; TULLOCH, John. Tabloid tales. Nova Iorque: Rowman & Littlefield, 2000, pp. 177-194.

KURTZ, Howard. Media Circus: the trouble with America’s newspapers. Nova Iorque: Random House, 1993.

LANGER, John. Tabloid television, popular journalism and the other news. Londres: Routledge, 2003.

LATTMAN-WELTMAN, Fernando; CHAGAS, Viktor. Insegurança, (re)partidarização e “fogo amigo”: a economia política dos meios na Era Lula. Compós, 2013, Salvador. Anais... Salvador: Compós, 2013. Disponível em: <http://compos.org.br/anais.php>. Data do último acesso: 13 de março de 2016.

LATTMAN-WELTMAN, Fernando; CHAGAS, Viktor. Mercados futuros: um modelo analítico para a economia política dos meios impressos. In: Compós, 2014, Belém. Anais... Belém: Compós, 2014. Disponível em: <http://compos.org.br/anais.php>. Data do último acesso: 13 de março de 2016.

LEAL FILHO, Laurindo L. Sociedade e televisão. In: BRITTOS, Valério C.; CABRAL, Adilson. Economia Política da Comunicação: interfaces brasileiras. Rio de Janeiro: e-papers, 2008, pp. 192-200.

LIMA, Anastasia B. Is there a tabloidization of online news? A content analysis of traditional news websites. Gnovis, v. X, n. I, 2009. Disponível em: <http://www.gnovisjournal.org/2009/12/22/there-tabloidization-online-news-content-analysis-traditional-news-websites/>. Data do último acesso: 13 de março de 2016.

MEYER, Philip. Os jornais podem desaparecer? Como salvar o jornalismo na era da informação. São Paulo: Contexto, 2007.

MOONEY, Attracta M. Tabloidization and the Irish press media: an analysis of how the Irish Independent reacted to the introduction of Irish versions of British tabloids. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – University of Leeds, 2008.

NINAN, Sevanti. Headlines from the Heartland: reinventing the Hindi public sphere. Nova Delhi (Índia): SAGE, 2012.

OGOLA, George; RODNY-GUMEDE, Ylva. The future of quality news journalism and media accountability in South Africa and Kenya. In ANDERSON; Peter, OGOLA, George; WILLIAMS, Michael (Orgs.). The future of quality news journalism. Nova Iorque: Routledge, 2014, pp. 227-247.

PIONTEK, Dorota. The tabloidization of political discourse: the Polish case. Central European Journal of Communication, v. 2, pp. 275-292, 2011.

RODRIGUES, Usha M. Print media in the era of globalization. In RANGANATHAN, Maya; RODRIGUES, Usha (Orgs.). Indian media in a globalized world. Nova Delhi (Índia): SAGE, 2010, pp. 52-68.

ROUDAKOVA, Natalia. Post-Soviet journalism as ‘prostitution’: Russia’s reactions to Anna Politkovskaya’s murder. Political Communication, v. 26, n. 4, pp. 412-429, 2009.

SANT’ANNA, Lourival. O destino do jornal: a Folha de S. Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo na sociedade da informação. Rio de Janeiro: Record, 2008.

SCHUDSON, Michael. What does public journalism knows about journalism but doesn’t know about ‘public’? In: GLASSER, Theodore L. (Org.). The idea of public journalism. Nova Iorque e Londres: The Guilford Press, 1999, pp. 118-133.

SOOD, Varun. Danik Jagran sees continued growth. Financial Times, 30 de agosto de 2009. Disponível em: <http://www.ft.com>. Data do último acesso em: 1º de janeiro de 2013.

SPARKS, Colin. Introduction. In SPARKS, Colin. Javnost: the Public, “Tabloidization and the media”, v. 5, n. 3, pp. 1-5, 1998.

SPARKS, Colin; DALHGREN, Peter (Org.). Journalism and popular culture. Califórnia: SAGE, 1992.

SPARKS, Colin. Introduction: The panic over tabloid news. In: SPARKS, Colin; TULLOCH, John. Tabloid tales. Nova Iorque: Rowman & Littlefield, 2000, pp. 1-40.

TULLOCH, John. The eternal recurrence of New Journalism. In: SPARKS, Colin; TULLOCH, John. Tabloid tales. Nova Iorque: Rowman & Littlefield, 2000, pp. 131-146.

URIBE, Rodrigo; GUNTER, Barrie. Research note: The tabloidization of British tabloids. European Journal of Communication, 19, pp. 387-402, 2004.

WASSERMAN, Herman. Tabloid journalism in South Africa: True story! Indianapolis: Indiana University Press, 2010.

Os direitos autorais dos artigos publicados nesta revista são de propriedade dos autores, com direitos de primeira publicação para o periódico. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, para fins educacionais e não-comerciais.

 

Creative Commons License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.